Clube da Leitura atrai 174 novos sócios

Posted on 22/11/2013

0


Mutirão pela Leitura

_MG_6292 _MG_6304 _MG_6311 _MG_6328 _MG_6334 _MG_6366Em dois dias de pesquisa, funcionários das bibliotecas inscreveram 174 sócios ao Clube da Leitura

 

Funcionários das bibliotecas municipais de Barueri que realizam o levantamento sobre hábitos de leitura conseguiram, em dois dias, inscrever 174 novos sócios para o Clube da Leitura.

O Clube da Leitura garante algumas facilidades aos sócios. Eles têm a possibilidade de encomendarem um livro pelo telefone ou e-mail e o receberem em casa ou no local de trabalho. Esse serviço é destinado principalmente a pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção. A entrega é feita pelo MotoLivro, um motociclista com uma moto identificada que realiza, em média, entre 15 a 20 entregas por semana.

Ao se tornar sócio do Clube da Leitura, o morador também tem acesso ao acervo das onze bibliotecas municipais, formado por cerca de 150 mil livros. Ou seja, caso tenha interesse em um título, poderá retirá-lo em outra unidade e não necessariamente a que está em seu bairro.

O Clube da Leitura de Barueri promove ainda, entre outros projetos, a campanha de arrecadação e distribuição de livros. A distribuição de livros acontece em inúmeras ações. Uma delas é a Feira Noturna, realiza todas as terças-feiras em frente ao Ginásio de Esportes José Corrêa. Na feira, quem encher a sacola, pode retirar um livro na barraca da Secretaria de Cultura e Turismo. A feira acontece das 18h às 22h.

Já a troca de livros acontece todos os dias nos postos de informações, um no bulevar central da cidade e outro na passagem subterrânea de Alphaville. Nos dois locais, os livros ficam expostos para escolha e troca. Há também aqueles que procuram as bibliotecas para doação ou troca de livros.

 

Levantamento

Quais são as dificuldades que as pessoas têm de ler? O que elas lêem? Qual a média anual de livros lidos? A leitura é espontânea ou indicada? Respostas a estas e muitas outras perguntas serão buscadas pela mais ousada e inédita pesquisa focada nos hábitos de leitura da população de Barueri.

Para ter essas respostas que orientarão o Programa de Incentivo à Leitura que prevê a transformação de Barueri em uma cidade de leitores, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri organizou mutirões com funcionários das 11 bibliotecas municipais. O primeiro mutirão começou dia 13 de novembro, com visitas a residências, escritórios e comércios do distrito do Votupoca, onde estão localizados o Parque Viana e o Jardim Maria Helena.

Anúncios
Posted in: Eventos