Capela é aberta à visitação

Posted on 05/05/2014

0


DSC03796Todas as quartas, visitante conta com roteirista que fala sobre a história e mostra escavações arqueológicas

 

Para quem deseja conhecer Barueri, o Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo oferece sete roteiros – Histórico, Cultural, Institucional, Parques e Monumentos, Esporte, de Skate e de Leitura. Os passeios guiados pela cidade revelam a história do município seja através de suas construções ou do Museu Municipal com o seu acervo.

Nos passeios, desde que escolhido o Histórico, o visitante poderá conhecer, entre outros, a Capela de Nossa Senhora da Escada, que remonta a 1560, quando a Fazenda Barueri foi doada por Jerônimo Leitão aos jesuítas, entre eles José de Anchieta, que fundou o aldeamento com os índios Guaianazes e Guaicurus. Uma capela – a de Nossa Senhora da Escada – foi erguida no local, com a primeira missa realizada em 21 de novembro de 1560.

Da capela original, erguida em taipa de pilão, restam somente os vestígios das paredes originais descobertos por uma equipe de arqueólogos do MAE (Museu de Arqueologia e Etnologia) da Universidade de São Paulo, em 2003. A equipe fez escavações nas imediações da capela e encontrou ossadas e diversos objetos pessoas como colares e cerâmica. O material encontrado, atualmente exposto no Museu Municipal, atesta a história do aldeamento indígena.

Ao visitar a Capela de Nossa Senhora da Escada, que fica aberta todas as quartas, das 8h às 17h, com roteirista à disposição, o visitante terá contato com esse passado e ainda poderá ver as escavações, hoje protegidas por vidros. Na capela também está a imagem de Nossa Senhora da Escada, esculpida em cerâmica, e que foi trazida de Portugal.

Roteiros

O Departamento de Turismo agenda passeios para os interessados. É necessário que os grupos sejam formados por, no mínimo, 15 pessoas. A programação é gratuita, precisa apenas verificar a disponibilidade de agenda.

Nas últimas semanas, quem está participando dos roteiros são estudantes da rede municipal. Ainda no mês de abril, a secretaria realizará a primeira série de passeios noturnos para atender estudantes do EJA. Envolvidos em um trabalho sobre a história da cidade, os alunos irão visitar o Museu Municipal, onde também contarão com monitoria para explicar-lhes sobre os materiais e documentos expostos.

 

Serviço

Departamento de Turismo

Agendamento de Roteiros Turísticos

11 4199-1616

 

Visitas à capela

Não é preciso agendar, basta respeitar o dia e os horários de visitação

Quarta-feira, das 8h às 17h

 

Mais informações

Secretaria de Cultura e Turismo

11 4199-1600

 

Anúncios
Posted in: Eventos