Prefeito de Barueri atende pesquisadoras do Censo da Leitura, responde questionário e manda colocar placa “AQUI TEM GENTE QUE LÊ” na porta do gabinete

Posted on 09/12/2013

0


_MG_8442 _MG_8462Gil Arantes respondeu questionário que está sendo aplicado em residências, comércios e empresas

O prefeito de Barueri, Gil Arantes, afixou a placa “Aqui tem gente que lê” na porta de seu gabinete após responder a pesquisa que está sendo aplicada em residências, comércios, consultórios e empresas da cidade por funcionários das onze bibliotecas municipais.

A pesquisa tem por objetivo conhecer os hábitos de leitura da população e por isso traz perguntas como: quais são as dificuldades que as pessoas têm de ler? O que elas leem? Qual a média anual de livros lidos? A leitura é espontânea ou indicada?

Para ouvir a população, a Secretaria de Cultura e Turismo colocou um verdadeiro batalhão de pessoas nas ruas. São funcionários das onze bibliotecas municipais que percorrem a cidade para realizar a pesquisa. Para tanto, a cidade foi dividida em distritos seguindo os parâmetros usados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas).

As equipes nas ruas têm suporte de um ônibus estilizado com trechos de poemas de grandes escritores e um carro de som que anuncia a presença dos funcionários, a fim de facilitar a identificação, embora todos estejam com crachás e uniformes.

Ao responder o questionário, o cidadão tem a oportunidade de associar-se ao Clube da Leitura, o que lhe franqueia o acesso ao acervo das onze bibliotecas municipais e, se for o caso, o recebimento de livros em casa. Isso porque a secretaria mantém o MotoLivro, entrega em domicílio, para pessoas com mobilidade reduzida, idosas ou crianças. Além de acesso aos livros, o sócio pode receber convites para peças teatrais, espetáculos e demais eventos realizados na cidade.

O prefeito Gil Arantes também quis associar-se ao clube, mas antes de fazê-lo teve a mesma preocupação que boa parte dos entrevistados: custo. Não há qualquer cobrança para os sócios do Clube da Leitura.

Assim que finalizou a pesquisa, Gil recebeu a placa “Aqui tem gente que lê” e colocou na porta de acesso ao seu gabinete. “Dessa forma será vista por todos”, disse.

 

Levantamento

A pesquisa nas ruas começou dia 13 de novembro. O batalhão de funcionários realiza o levantamento no distrito do Votupoca. A expectativa é de que o trabalho esteja concluído em março, quando a cidade comemora aniversário de emancipação político-administrativa.

Serão os dados do levantamento que ajudarão a prefeitura a definir ações de incentivo à leitura, já que uma das metas da atual administração é transformar Barueri em uma cidade de leitores.

Posted in: Eventos